Campo Grande (MS) – Foi realizada nesta segunda-feira (20), pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a solenidade de formatura do I Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (Cosep). O evento aconteceu no quartel do Bope, onde autoridades civis e militares.
O curso foi composto por quatro fases, sendo elas: rústica, policial, técnica e de operações com duração de 18 semanas, tendo iniciado em 31 de outubro do ano passado, e com carga horária de 1.047 horas/aulas. O treinamento especializou policiais militares para enfrentar situações críticas no âmbito de todo o território estadual, dentre elas aquelas envolvendo artefatos explosivos, roubos na modalidade “novo cangaço”, e ocorrências com reféns localizados, dentre outras.
O curso foi marcado por provas técnicas-eliminatórias, que exigem disciplina, resistência a fadiga física, concentração e controle emocional, capacitando o policial para operar nas atividades policiais de alta complexidade, tanto assim que dos 44 policiais matriculados apenas seis tiveram êxito em sua conclusão, dos quais um oficial da Polícia Militar de Mato Grosso, um cabo da Polícia Militar do Amapá e outros quatro policiais militares de Mato Grosso do Sul.
O Comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, parabenizou os novos “Caveiras” pela conclusão do curso e evidenciou a importância da atividade de operações especiais no enfrentamento ao crime.
Assessoria de Comunicação do BOPE