Campo Grande (MS) – O Centro Integrado de Operações (CIOPS), responsável pelo atendimento das chamadas de emergência das polícias de dos Bombeiros está capacitando todos os atendentes com cursos de línguas espanhola e inglesa, para melhor atendimento aos turistas.
O projeto intitulado “CIOPS Bilíngue” teve início em setembro do ano passado na unidade de Campo Grande, mas o objetivo é estender as capacitações dos agentes de segurança também aos CIOPS do interior, para facilitar o atendimento de estrangeiros em trânsito por Mato Grosso do Sul.
O Brasil integra o Mercosul e o Estado está localizado em uma região rodeada por nações de língua espanhola (castelhano), o que motivou a escolha do espanhol como língua para iniciar o Projeto. Num segundo momento será acrescentado o Inglês, segundo o tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, gerente e instrutor do Projeto CIOPS Bilíngue.
“A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas também é um dever de cada um de forma compartilhada, nesse contexto, quanto mais habilidades possuírem os agentes da segurança, mais democrática e acessível será a prestação deste serviço a todos, indiscriminadamente”, afirma o instrutor.
Participam do projeto CIOPS Bilíngue integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estadual. Instituições ligadas ao ensino de línguas podem ser parceiras do projeto que oferece aulas todas as quartas-feiras pela manhã, no auditório do CIOPS no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Joelma Belchior – Assecom/Sejusp