Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Aparecida do Taboado autuaram nesta terça-feira (8), dois alagoanos por transporte ilegal de aves silvestres. A apreensão ocorreu, quando a PMA realizava fiscalização no Posto Fiscal Itamarati, localizado na BR-158, zona rural do município, onde foi abordado uma van, onde estavam vários passageiros de Alagoas, que retornavam a terra natal depois de prestarem serviços em uma sucroenergética da cidade.
Entre os agricultores, um de 32 anos transportava em uma gaiola, 17 canários-da-terra e outro, de 43 anos, transportava 150 canários em uma gaiola de grande porte. Os acusados moram em São José da Lage (AL), para onde levariam os pássaros, que foram capturados em Aparecida do Taboado. As aves, gaiolas e veículo foram apreendidos pela PMA.
Os infratores foram autuados administrativamente e multados em R$ 75 mil, aquele que transportava 150 pássaros e em R$ 8,5 mil, o que estava com 17 pássaros. Eles foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado, onde foram autuados e responderão por crime ambiental. Se condenados, podem pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção.
Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.