Campo Grande (MS) – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário realiza nesta quinta-feira (10) o lançamento do Programa de Assistência ao Servidor Penitenciário de Mato Grosso do Sul. A solenidade terá início às 17h30 e acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, auditório Germano Barros de Souza.
Coordenado pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen, o programa de apoio psicossocial visa criar um ambiente multidisciplinar, que promova a saúde física e mental dos agentes penitenciários, enfocando a qualidade de vida no trabalho. Entre as atividades, estão o pronto atendimento psicológico, a promoção de ações sociais, esportivas e culturais; e a realização de pesquisas biopsicossociais, promovidas através do Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), para se estabelecer um indicativo de saúde mental desses profissionais.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o programa envolve ainda a realização de palestras, cursos e eventos de natureza preventiva, relacionadas aos fatores psicológicos. Também abrange, conforme o dirigente, a orientação de servidores sobre benefícios relacionados à saúde no trabalho e ações voltadas para o diagnóstico e tratamento da tuberculose.
Lançamento de Livro
Na oportunidade, será promovido também o lançamento do livro “Qualidade de Vida e Saúde Geral dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso do Sul”, de autoria da agente penitenciária estadual Jane Maria Motta Stradiotti, com os colaboradores José Carlos Souza e Heloísa Bruna Grubits Freire, doutores docentes.
A obra é resultado de uma extensa pesquisa para uma dissertação de Mestrado pela Universidade Católica Dom Bosco. Abordando o trabalho dos servidores penitenciários do Mato Grosso do Sul, os autores fazem um detalhado apanhado sobre os conceitos de qualidade de vida, prevenção e promoção da saúde, bem como uma avaliação da saúde mental dos profissionais da Agepen.
Alguns exemplares da obra foram doados pelos autores à agência penitenciária para serem revertidos em ação solidária às custodiadas, por meio conversão em material de higiene. As pessoas que quiserem adquirir a obra poderão levar ao evento um kit de material higiênico, contendo: sabonete, creme dental, escova dental, shampoo, condicionador e absorvente. Após a solenidade, haverá uma noite de autógrafos no local.
Keila Oliveira – Agepen