Dois Irmãos do Buriti (MS) – Os atendimentos da Defensoria Pública na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti (PDIB) agora também funcionam por videoconferência. A iniciativa foi implantada com o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção da unidade penal.
Coordenado pelo defensor público Rodrigo Vasconcelos Compri, o uso do sistema teve início no presídio esta semana. Uma sala foi estruturada pela agência penitenciária para a realização dos atendimentos. A Defensoria Pública já utiliza as videoaudiências em vários presídios do Estado.
Para o diretor da unidade penal, Paulo Inverso Elias, o novo método deverá possibilitar mais celeridade às informações, uma vez que não é necessário o deslocamento do defensor até a unidade com tanta frequência.
Conforme o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o uso da tecnologia para os atendimentos dos custodiados tem sido positivo, pois amplia a capacidade diária de atendimentos e agiliza o tempo-resposta para os assistidos.
Keila Oliveira