Os socioeducandos da Unidade Educacional de Internação Dom Bosco, que participam do Curso de Aprendizagem de Almoxarife de Obras, realizaram visitaram a Faculdade Senai de Construção, em Campo Grande, na sexta-feira (1º).
Proporcionar aos adolescentes conhecimento sobre a prática da construção civil, edificações e marcenaria, foi o principal objetivo da visita, que proporcionou ainda uma imersão na pratica nos laboratórios da Faculdade Senai de Construção.
Um dos adolescentes que participa do curso, ressalta a importância da experiência e a possibilidade de mudança de vida. “Quando sair da internação tenho a oportunidade de conseguir um trabalho e, consequentemente, ajudar a minha família”.
O curso faz parte do projeto Medida de Aprendizagem, fruto da parceria firmada entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Senai e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS).
O Projeto proporciona aos jovens aprendizes oportunidade diferenciada, promovendo a ressocialização por meio da inclusão em cursos profissionalizantes, reconhecidos pelo mercado de trabalho.
O Curso Almoxarife de Obras tem 800 horas/aulas, entre disciplinas teóricas e práticas. As aulas são ministradas na própria Unidade Educacional Dom Bosco, em Campo Grande, pelo Instrutor do Senai, Reginaldo Cesar Marin dos Santos.
Para Reginaldo, o curso tem essa finalidade de capacitação e qualificação profissional desses adolescentes. “Com isso os socioeducandos tem a possibilidade de resgatar a autoestima e a capacidade inserção no mercado de trabalho”, garante.
O Diretor da Unei Dom Bosco, Mauricio Cezar Lagoa, enfatiza que cursos no âmbito da aprendizagem, além da possibilidade de inserção no mercado de trabalho formal, forma cidadãos. “É uma forma de preparar esses jovens para exercerem seus direitos e deveres na sociedade, o que é fundamental para a realização de um novo projeto de vida”, assegura.
Além da formação profissional e técnica, o projeto Medida de Aprendizagem possibilita o registro em carteira de trabalho e previdência social (CTPS), com pagamento de salário, férias, gratificação natalina e recolhimentos previdenciários (FGTS).
Valesca Silva – Estagiária SAS