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Projeto Florestinha atende 1.921 estudantes da Capital em Educação Ambiental em março

  • 14 mar 2016
  • Categorias:Meio Ambiente
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Campo Grande (MS) – As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha realizaram durante uma semana, trabalhos de Educação Ambiental para alunos de escolas públicas de Campo Grande. As atividades de Educação Ambiental foram desenvolvidas nas quadras esportivas das escolas.

Os trabalhos são realizados em forma de oficinas temáticas, pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha supervisionados por um biólogo da Polícia Militar Ambiental. As oficinas temáticas são:

  1. – Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
  2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados) e materiais utilizados em crimes ambientais, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
  3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
  4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
  5. Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
  6. Palestra Geral – palestra executada por um Florestinha para a sensibilização dos estudantes sobre os vários temas ambientais, de forma que os alunos entendam que o ambiente é um complexo e que afetar o seu equilíbrio gera problema de qualidade de vida, tendo em vista que tudo que usamos, comemos, bebemos, respiramos vem do ambiente.

Foram atendidas as seguintes escolas: Escola Municipal Agrícola Govenador Estevão de Figueiredo, Escola Municipal Hercules Maymone, Escola Estadual Joao Grainner, Escola Municipal Kamé Adaina, Escola Municipal Maestro e Escola Estadual Ada Teixeira.

Os trabalhos fazem parte da rotina de Educação Ambiental e também de preparação para a semana da água, que a PMA executará entre o dia 17 a 23 de março na Capital e Interior, em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

A PMA investe em Educação Ambiental, por entender a necessidade de formar multiplicadores na busca da tão esperada transversalidade do tema Educação Ambiental, pois sabe que a prevenção por meio da Educação é o caminho para a proteção dos recursos naturais em todo o mundo. Nas escolas, a difusão das ideias é mais fluente e rápida, pois, se se quer mudar cultura, faz-se por meio das crianças e adolescentes.

O resultado virá em um futuro próximo, pois essas crianças e adolescentes estarão em pouco tempo comandando os mais altos postos da Política Estadual, Federal e de outros poderes, ou se não, poderão ser simplesmente os cidadãos que conservarão os recursos naturais, sabedores da importância destes recursos para a vida no planeta.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

Os trabalhos educacionais executados pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, de certa forma, atingem melhores objetivos aos trabalhos executados diretamente pelos policiais, pois há menos resistência e mais abertura dos estudantes com relação à discussão dos temas, com as crianças e adolescentes do Projeto. Só no ano passado, o Projeto atendeu 11.862 alunos na Capital e interior.

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