“Recuperando Valores”: Reeducandos de Amambai participam de ações para a construção de novos projetos de vida

  • Publicado em 30 dez 2015 • por •

  • Amambai (MS) – Com o projeto “Recuperando Valores”, o Estabelecimento Penal de Amambai (EPAm) realizou nos últimos dias uma série de ações voltadas ao estímulo de valores morais e éticos, com palestras, apresentações e discussões juntos aos detentos.

    Realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, a iniciativa tem por objetivo valorizar o reeducando como pessoa humana, visando, assim, sua reinserção social e a não reincidência no crime. O projeto é coordenado pelo Setor Psicossocial do EPAm.

    No total, foram cinco encontros no decorrer de uma semana, com o tempo de 120 minutos cada. As palestras e discussões foram conduzidas por representantes de vários segmentos religiosos da cidade. No encerramento do Ciclo de Palestras houve a apresentação de uma Banda Gospel e distribuição de brinquedos aos filhos dos custodiados, em celebração ao Natal.

    As ações tiveram como foco reflexões e questionamentos sobre o resgate da autoestima e a construção de um novo projeto de vida, destaca o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia. “Acreditamos que essa é uma das oportunidades de discutirmos com os internos temas importantes como questões ligadas à família, que podem se tornar o meio mais sublime de rever os conflitos advindos de situações do passado e do processo de prisional”, comenta.

    Segundo Stropa, a intenção é justamente promover a integração na família ressaltando a importância da afetividade e atitudes como cooperação, respeito, companheirismo e solidariedade, estimulando, assim, a resolução de conflitos familiares através do diálogo.

    Para o diretor do estabelecimento penal , Alexandre Ferreira Souza, a iniciativa exerce o importante papel de conscientizar os participantes da necessidade de se buscar relacionamentos interpessoais sadios. “Procura despertar em cada pessoa o melhor de si para o todo, vislumbrando as possibilidades de realização, bem como, proporcionar uma imagem mental do êxito, trabalhando o emocional e o psicológico para a superação de obstáculos e a conquista de resultados positivos na vida”, frisou o dirigente.

    Imprensa Agepen

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também