Publicado em 16 jan 2026 • por Joilson Francelino Santana •
Duas denúncias anônimas levaram policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) à localização de dois entrepostos utilizados para o armazenamento de cigarros contrabandeados do Paraguai, nos municípios de Dourados e no distrito de Cruzaltina, em Douradina. As ações ocorreram na tarde desta quinta-feira (15) e resultaram nas apreensões de 280 mil maços de cigarros, dois veículos e na prisão de um homem de 47 anos.
Na primeira ocorrência, no distrito de Cruzaltina, em Douradina, que contou com apoio do helicóptero do DOF e policiais da CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Áereo), o DOF apreendeu 125 mil maços de cigarros em um imóvel utilizado como depósito. Após denúncia sobre a movimentação dos contrabandistas na região, diligências foram realizadas e o entreposto localizado. Ninguém foi encontrado no local.
Já em Dourados, o DOF recebeu informações, também por meio do disque-denúncia, de que uma chácara localizada na Linha do Potreirito também era utilizada para o armazenamento de cigarros contrabandeados do Paraguai. Durante diligências, os policiais localizaram o imóvel e apreenderam 100 mil maços de cigarros em seu interior, além de outros 55 mil maços que seriam transportados em uma Fiat Fiorino e em uma caminhonete GM S10.
Um homem que se encontrava na residência afirmou que receberia R$ 200 por dia para guardar os produtos contrabandeados no local.
Os materiais apreendidos nas duas ocorrências, avaliados em aproximadamente R$ 1,5 milhão, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados e à Receita Federal em Ponta Porã.
O DOF mantém um canal direto com o cidadão para atendimento, denúncias e informações pelo telefone 0800 647-6300. A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
Comunicação Sejusp