Publicado em 20 out 2025 • por Joilson Francelino Santana •
A 53ª edição do Curso Básico de Business Intelligence Aplicado à Segurança Pública foi aberta na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Adepol-MS, em Campo Grande. A iniciativa tem como foco capacitar profissionais da área de inteligência e segurança pública no uso estratégico de dados e informações, ampliando a capacidade de análise e apoiando decisões mais rápidas e precisas no enfrentamento à criminalidade.
Promovido pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), o curso faz parte do calendário nacional da Rede CIISP e é executado pelo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste (CIISP-CO), com apoio da Superintendência de Inteligência de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SISP/Sejusp/MS).
A formação reúne profissionais de inteligência e segurança pública de diferentes instituições, além de parceiros de outros órgãos, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio técnico e a cooperação entre as forças de todo o país.
Representando o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o superintendente de Inteligência da Sejusp, Antônio Carlos Costa Mayer, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o caráter colaborativo da iniciativa.
“Mais do que uma capacitação técnica, este curso é um momento de integração entre profissionais de inteligência de diferentes regiões do país. Mato Grosso do Sul tem sido um exemplo dessa integração, com resultados expressivos obtidos graças à atuação conjunta das forças de segurança. É essa cooperação que fortalece nossas instituições e garante respostas mais eficazes diante dos desafios diários da segurança pública”, afirmou Mayer.
Convidado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/Senasp/MJSP) para o evento, o professor e 1º sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, Carlos Eduardo de Sousa, ressaltou a relevância do domínio tecnológico e analítico no trabalho dos profissionais de inteligência.
“O mundo hoje produz milhões de dados por segundo. Dentro desse universo, a Inteligência assume um papel ainda mais essencial: dar sentido ao caos gerado por esses dados. O analista de inteligência no século 21 precisa dominar não apenas os métodos, mas também as ferramentas. Não basta interpretar relatórios; é preciso compreender como os dados são gerados, tratados e visualizados. Esse é justamente o propósito desse curso — oferecer uma formação prática, em que cada participante aprenderá a modelar, tratar e visualizar informações reais na segurança pública, por meio da ferramenta BI”, afirmou.
O anfitrião do evento e presidente da Adepol-MS, delegado André Matsushita Gonçalves, também destacou a relevância da capacitação para o fortalecimento do trabalho conjunto entre as agências de inteligência.
“Eu compreendo de forma aprofundada a importância de um curso desses. De um curso para nivelar o conhecimento de todos os atores, de todas as agências de inteligência do Brasil para enfrentar as organizações criminosas”, ressaltou.
O oficial de inteligência Sérgio Paulo de Souza, representante da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), reforçou o papel estratégico da metodologia e da tecnologia na análise de dados para a segurança pública.
“Os desafios que a segurança pública e a atividade de inteligência enfrentam são cada vez maiores. Temos uma disponibilidade crescente de dados que precisam ser tratados com tecnologia, metodologia e base científica para subsidiar melhores decisões — administrativas, políticas e operacionais — em benefício da sociedade. Além do conteúdo, o curso também representa uma importante oportunidade de integração entre instituições e profissionais, o que reforça o padrão de excelência com que a segurança pública vem desenvolvendo suas atividades”, destacou.
A capacitação consolida o compromisso das instituições envolvidas com o aperfeiçoamento contínuo e a integração nacional das forças de segurança pública.
Comunicação Sejusp
Fotos: Mirelli Obando

