Atividade integra o roteiro de estudos estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)
Os principais desafios da segurança pública em Mato Grosso do Sul foram apresentados, na manhã desta quarta-feira (13), a oficiais superiores do Exército Brasileiro durante palestra no auditório da Secretaria de Estado de Transformação Digital, em Campo Grande.
A atividade integrou o roteiro de estudos estratégicos dos cursos de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEX) e de Altos Estudos Militares (CAEM), promovidos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Neste ano, o programa contempla a região Centro-Oeste, escolhida por sua relevância geopolítica, econômica e social.
Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou a visão estratégica adotada desde 2015, pautada na integração entre forças armadas e órgãos de segurança estaduais e federais. “A segurança pública se constrói com investimento, inteligência e integração, sendo esta última essencial para otimizar recursos, reduzir custos e dar agilidade às entregas”, afirmou.
Videira ressaltou ainda o papel estratégico de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, lembrando que a infraestrutura que impulsiona o desenvolvimento também pode ser explorada por atividades criminosas. “Nosso desafio é garantir segurança pública de forma permanente para assegurar o avanço econômico e social, evitando que a ausência de segurança afaste investimentos”, completou.
Também convidado para palestrar, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, que avaliou o evento como uma oportunidade de discutir de forma integrada as agendas ambientais, econômicas e sociais do Governo.
“A meta do Governo é olhar para tudo isso em conjunto, porque é isso que garante inclusão social e permite que avancemos como sociedade. É dessa forma que integramos os quatro pilares do Governo: Verde, Inclusivo, Próspero e Digital. Todo esse conjunto de ações visa implementar uma estratégia bem definida, conectada e atual, capaz de responder aos maiores desafios do Governo na atualidade”, destacou.
O comandante da ECEME, General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone, reforçou a importância de incluir Mato Grosso do Sul no roteiro do curso. “Os alunos recebem formação completa, que inclui viagens de estudos estratégicos a diversas regiões do país. Neste ano, escolhemos o Centro-Oeste pela sua relevância estratégica e econômica, além dos projetos que o Exército desenvolve na região”, afirmou.
Entre os temas abordados no evento estiveram as projeções de crescimento econômico do Estado e sua relação com estados e países vizinhos, os impactos e oportunidades do Corredor Bioceânico, os principais desafios da segurança pública — especialmente nas áreas de fronteira, os efeitos desses problemas na segurança regional e nacional, as possibilidades de cooperação entre o Estado e o Exército, e as ações em andamento para fortalecer a segurança e promover o desenvolvimento social.
Comunicação Sejusp
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc