Policia Civil deflagra Operação “Brutus” e prende servidores do Detran envolvidos em esquema de propina

  • Publicado em 03 maio 2022 • por Joelma Belchior •

  • A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (03.05), em Nova Alvorada do Sul, uma operação de combate à venda e transferência ilegal de veículos e peças que eram apreendidos no pátio do Detran. A Operação, batizada de “Brutus”, cumpriu quatro mandados de prisão, sendo dois deles de funcionários do Detran que participavam do esquema de propina.  Um homem que agia como intermediário e um contrabandista também foram detidos. A quebra de sigilo bancário apurou que o grupo movimentou R$ 220 mil, valor que ainda será investigado.

    Conforme o inquérito, quando havia alguma apreensão de veículos,  servidores do Detran não faziam a inserção no sistema interno. Em seguida, estes veículos eram devolvidos aos donos mediante ao pagamento de propina e sem o recolhimento dos débitos administrativos existentes.

    Quando o dono do carro não realizava o “pagamento”, os veículos eram “depenados” e as peças retiradas eram comercializadas a terceiros. Para justificar o sumiço das peças, os servidores registravam falsos boletins de ocorrência de furto. Em alguns casos, os carros também eram vendidos a terceiros e transferidos com dados falsos.

    Com a quebra de sigilo bancário, a polícia apurou que a movimentação do grupo chegou a uma quantia superior a R$220 mil. Os suspeitos foram indiciados pela prática de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, peculato, inserção de dados falsos em sistema informático e fraude processual.

    A operação foi denominada “Brutus” em referência a Marcus Junius Brutus, filho do imperador romano Júlio César, que ao ser encurralado por seus conspiradores, percebeu que entre eles estava seu filho Brutus, emitindo a célebre frase “Até tu, Brutus?”.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também