PM e UEMS realizam I Encontro Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas

  • Publicado em 21 out 2019 • por Joelma Belchior •

  • Campo Grande(MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul promoveram na última sexta-feira (18.10), o I Encontro Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas, no auditório da UEMS, que apresentou o projeto Diagnóstico Proerd que é o resultado de 22 anos do desenvolvimento dessa atividade preventiva desenvolvida nas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul. Através do Termo de Cooperação entre a PMMS e a UEMS foi possível consolidar esforços para subsidiar pesquisas que culminaram na construção do livro intitulado “ Diagnóstico Proerd: uma introdução ao estudo dos discursos de alunos e professores que vivenciaram o Programa”.

    Além do lançamento do livro, uma das propostas do evento foi proporcionar uma troca de experiências acadêmica sobre a temática Proerd da Polícia Militar, entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da segurança pública. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência tem como base um programa norte-americano denominado DARE  (Droge Abuse Resistance Education), criado em 1983, na cidade de Los Angeles. Chegou na PMMS em 1997 e nesses 22 anos, mais de 330 mil estudantes foram beneficiados.

    Para o diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, tenente-coronel Edson Furtado de Oliveira, eventos como esse são de suma importância para que a atividade policial seja estudada de forma acadêmica e assim, tenham resultados mensurados, avaliados e ainda mais validados.

    Foram realizados quatro mini cursos durante o evento:

    • Modelo de Tomada de Decisão Proerd como técnica para mediação de conflitos no cotidiano escolar. Profª Mestre Celia Regina Ferreira Tavares Rino
    • Transculturalidade na linguagem das aulas do Proerd: uma década de experiência na fronteira de Ponta Porã X Pedro Juan. Prof. Esp. Cristian David Colman Lima
    • O gênero discursivo “Propaganda institucional”: mecanismos de leitura e produção. Profª. Dta Aline Saddi Chaves
    • PROERD PAIS: técnicas para a abordagem do assunto drogas no ambiente familiar. Prof Esp. Rudi Barcellos e Instrutor Mentor Proerd Azahaze Altair Melo de Carvalho.

    O evento aberto pela Banda Sinfônica Mirim contou com a participação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, que destacou o trabalho realizado pelos policiais militares nas escolas através do Proerd, ressaltando a necessidade da conscientização das crianças sobre os malefícios que a droga trás, fortalecendo e incentivando o circulo familiar.

    Já o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, ressaltou a importância do Proerd para a Polícia Militar. “É um programa que tira nossas crianças e adolescentes das drogas e vem dando excelentes resultados ao longo dos anos, o que para nós é motivo de grande satisfação em receber o retorno positivo das famílias atendidas”, concluiu.

    O evento finalizou às 19h30 com a mesa de encerramento: Perspectivas discursivas a respeito do Programa Educacional de Resistência às Drogas: um olhar diagnóstico sobre a (re)construção da imagem policial por alunos que participaram do Proerd com o Professor Doutor Marlon Leal Rodrigues, Professor Fernando Griff (Vice Ministro de Educação e Cultura do Paraguai) e Professora Mestre Dieny Graciely Souto, Instrutora e Mentora do Proerd.

    Reportagem Assessoria de Comunicação da Polícia Militar 

    Categorias :

    Geral

    Veja Também