Reforma no semiaberto feminino de Corumbá dobra número de vagas e garante humanização da pena

  • Publicado em 19 maio 2015 • por •

  • Corumbá (MS) – Obras de reestruturação estão sendo executadas no anexo destinado ao regime semiaberto no Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano (EPFCAJG), em Corumbá. Além da revitalização, o espaço está sendo dobrado de tamanho, passando de uma área construída de 60 m² para 130 m². Com isso, haverá também a ampliação do número de vagas, saltando de 20 para 50 leitos.

    A reforma está sendo realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), com o apoio do Conselho da Comunidade de Corumbá, que está destinando recursos financeiros. A intenção é garantir melhores condições ao cumprimento do regime semiaberto feminino, possibilitando um tratamento ainda mais humanizado, bem como o melhor desenvolvimento de projetos de reinserção social.

    A reestruturação foi possível após visita do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, ao presídio e a autoridades locais no mês passado. Após verificar a situação em que se encontrava o local, determinou que algumas providências fossem tomadas.

    De acordo com a diretora do EPFCAJG, a reestruturação está orçada em aproximadamente R$ 35 mil e envolve, ainda, a reforma dos banheiros, sistema hidráulico e elétrico. O solário será readaptado para atender às custodiadas no direito ao banho de sol.

    Com as melhorias, explica a diretora, será possível fazer a separação das internas que trabalham e/ou estudam das que ainda não estão participando de nenhuma ocupação laboral. “Isso irá melhorar bastante segurança na hora de liberarmos e recebermos àquelas que têm autorização para deixar o presídio”, comenta.

    A previsão é que as obras sejam concluídas dentro de 40 dias.

    (Keila Oliveira, Assessoria de Comunicação Agepen)

    Categorias :

    Segurança Pública

    Veja Também