25 alunos do Centro de Educação Infantil do Detran se formam em Projeto contra drogas e violência

  • Publicado em 05 dez 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – O Centro de Educação Infantil do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Educação realizou, na útlima sexta-feira (02), a formatura das turmas do Maternal II e Pré I no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

    Ao longo de oito semanas, os alunos participaram de atividades preventivas que buscam fortalecer as atitudes positivas em relação às leis, as tomadas de decisões, informações sobre os prejuízos do uso/abuso de drogas e a prática de atos de violência.

    A necessidade da inserção do PROERD no CEI-Detran começou com a angústia da professora Cristina Fernandes do Pré I que era constantemente questionada sobre a arma que um pai policial utiliza. Gelcina Mendes, diretora do CEI-Detran, conta que com carinho e dedicação as instrutoras desenvolveram um excelente trabalho com as crianças.

    “As instrutoras ensinaram atitudes básicas do dia-a-dia que nós sempre falamos, mas que sempre precisa de um reforço e esses ensinamentos que elas transmitiram vai ser para o resto da vida”, ressalta.

    A servidora do Setor de Compras, Luzia Corado, testemunhou sobre a experiência que seu filho Vitor Corado teve durante a participação no programa e sobre os fatos que mais lhe chamaram atenção, como por exemplo, quando ele falou sobre trote nos telefones emergenciais, atitudes no trânsito e contatos com estranhos.

    “Percebi que após cada aula, o meu filho chegava em casa com uma novidade, contando o assunto daquele dia. Com a forma lúdica e agradável que ensinaram, ele pôde absorver as informações e isso ficou marcado para ele e consequentemente para toda a família”, relata.

    As aulas são ministradas por Policiais Militares que possuem curso de formação de instrutor. No CEI-Detran, especificamente, os conhecimentos foram transmitidos pela 1º Sargento Orlanda Almirão Nantes e pela 3º Sargento Marta Amorim de Almeida.

    Para a 1º Sargento Orlanda a formatura de hoje foi a mais importante de sua carreira e ao mesmo tempo um misto de tristeza e alegria, já que irá se aposentar e esta foi a sua última turma a se formar.

    “O trabalho que desenvolvemos é para proteger a saúde e o futuro das nossas crianças. Se ações não forem desenvolvidas, esses futuros podem ser interrompidos. O que nós fizemos aqui foi um trabalho de amor para que as crianças não escolham o caminho errado”, finalizou.

    Comunicação Detran-MS.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também