Autoridades serão agraciadas com Medalha Imperador Dom Pedro II nesta sexta-feira

  • Publicado em 30 jun 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (1º), às 9h, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, que fica na rua Fernando Augusto Correia da Costa, 376, Jardim América, a solenidade militar em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.

    Durante o evento, será concedida a Medalha Dom Pedro II, considerada a mais alta honraria do Comando. Na ocasião, serão agraciadas 101 personalidades civis e militares. Entre os homenageados estão a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja; a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani; o diretor-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas; o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gerson Claro Dino; e o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Airton Stropa.

    Também serão agraciados com a honraria o diretor- presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enélvo Feline; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Alexandre Gomes da Silva; o superintendente de Planejamento, Projetos e Ações Integradas das Políticas de Segurança Pública, coronel Luiz Carlos Garcia Gomes; o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul  (Fundesporte); o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado,  Conselheiro Ronaldo Chadid, entre outras personalidades.

    A Ordem do Mérito Dom Pedro II, instituída para comemorar o Dia Nacional do Bombeiro, reverencia o patrono do Corpo de Bombeiros do Brasil, o imperador Dom Pedro II. Ainda durante a solenidade serão entregues as medalhas “Serviço Bombeiro Militar”, em bronze, prata e ouro, destinadas aos bombeiros militares como forma de reconhecimento pelos dez (bronze), 20 (prata) e 30 (ouro) anos de bons serviços prestados à prevenção de acidentes em geral, à segurança e à tranquilidade do Estado.

    2 de julho

    O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Mato Grosso do Sul com uma série de eventos, que tem na cerimônia militar de entrega de medalhas o ponto alto. A solenidade serve para comemorar os avanços da Corporação, enaltecer o espírito patriótico dos sul-mato-grossenses, divulgar a importância da instituição e seus integrantes.

    A data lembra que em 2 de julho de 1856, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, o sinal de incêndio, que era o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

    Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também