Campo Grande (MS) – O secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), delegado Antônio Carlos Videira e o superintendente de Segurança Pública, coronel Deusdete Oliveira, prestigiaram nesta quinta-feira (02), o evento em alusão aos 99 anos do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), que é considerada a unidade mais antiga da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). O evento contou com a participação de autoridades militares e civis.
Durante a solenidade de homenagens, foram entregues menções honrosas aos policiais militares que fizeram parte da história do 1º BPM. O primeiro agraciado foi o 2° sargento Amável Teodoro Brandão , que ingressou na corporação em 27 de junho de 1962, quando ainda era 2º BPM antes da divisão do Estado e se aposentou servindo no 1º BPM. Ele conta que “em certa feita ficou de serviço durante 43 dias só indo em casa para tomar banho”.
O segundo homenageado 3° sargento Egydio Acosta, começou na PM em 1962 e serviu o 1° BPM, de 1963 a 1966. O 3° sargento relatou que nessa época não tinha viatura e que o policiamento era feito a pé.
Fechando a lista de homenagens aos militares que fizeram parte da história do batalhão está o tenente Anezio David dos Santos (in memorian). Ele serviu durante 18 anos o 1ºBPM. Também foram agraciados o 3º sargento Ciriaco Lhanos Fartare, 26 anos de serviço, 3º sargento Celso Francisco dos Santos, 28 anos serviço e o cabo Walter Almeida Mendonça, com 25 anos de serviço na unidade.
Ainda no evento foram homenageados o comandante geral da PM, coronel Jorge Edgar Judce Teixiera, o subcomandante da PM, coronel Francisco de Assis Ovelar e o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Waldir Ribeiro Acosta .
O comandante do 1º BPM, tenente coronel Marcio Fiugueiras de Moraes, agradeceu a presença de todos que prestigiaram e colaboraram com o evento, em especial a banda da PM e a banda mirim pela brilhante apresentação.
Com informações Assessoria de Comunicação 1º BPM