Na manhã desta terça-feira (24), uma equipe do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), apreendeu um caminhão Iveco Stralish, de cor branca, com placas de Guarujá (SP), após se deparar com o mesmo acessando a MS-164, depois de sair de uma chácara, tendo despertado a atenção dos integrantes da guarnição o excesso de nervosismo manifestado pelo seu condutor. Foi realizada a abordagem e o motorista, de 40 anos, entrou em contradição acerca da data em que chegara à Ponta Porã (MS).
Após vistoria, nenhum ilícito foi localizado na cabine do veículo, porém em seu semirreboque foi encontrado um compartimento que continha 37 pacotes de maconha, que totalizaram 779 quilos. O motorista inicialmente alegou desconhecer que transportava a droga, mas acabou por admitir ter sido contratado para levá-la até a cidade de São Paulo (SP), depois que carregasse o caminhão com milho no município de Antônio João (MS).
Durante a ocorrência os policiais deram voz de abordagem ao condutor de outro veículo (VW Polo, de cor branca, com placas do Paraguai), cujo condutor, de 30 anos, também apresentou dificuldades em explicar sobre seu destino, e que após inspeção detalhada, foram encontradas no interior do veículo, anotações possivelmente relacionadas ao tráfico de drogas, além de certa quantia em dinheiro. Foi ainda feita uma vistoria na chácara de onde o caminhão havia saído, sendo localizados ali mais 30 quilos de entorpecentes.
Diante dos fatos os suspeitos foram conduzidos até a delegacia de Polícia Federal, onde o motorista do VW Polo admitiu ser o dono de toda mercadoria apreendida, afirmando que contratara ainda um terceiro indivíduo para intermediar o transporte da droga, não oferecendo, porém, detalhes sobre sua identificação.