Nesta segunda-feira (5), o Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran) deu as boas-vindas a cinco novos conselheiros. A cerimônia de posse, realizada no auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contou com a presença do secretário Antonio Carlos Videira e da presidente do Cetran, Regina Maria Duarte.
Os novos conselheiros foram nomeados pelo governador Eduardo Riedel, através do Decreto P nº 690, de 1º de agosto de 2024, para um mandato complementar de dois anos, com término em julho de 2025. A composição do conselho agora inclui o delegado Tiago Macedo dos Santos, representando a Sejusp; Rodrigo Giatti Sodré, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); o coronel PM Elcio Almeida, da Polícia Militar; Jeferson Pinho Braga, representando o município de Corumbá; o coronel PM Wilmar Fernandes, do Centro de Múltiplas Atividades de Trânsito (Cematran); e Cláudia Graeff Cavol, do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog/MS).
Regina Duarte destacou a importância da posse para a paridade do conselho e cumprimento do regimento interno do Cetran, publicado no Diário Oficial do Estado em 3 de julho. “Hoje, contamos com 25 conselheiros para analisar cerca de 3 mil processos. Apesar da alta demanda, o Cetran de Mato Grosso do Sul é um destaque nacional tanto em atuação quanto em integração, sendo o primeiro conselho do Brasil a integrar 100% dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito”, afirmou Duarte.
O secretário Antonio Carlos Videira ressaltou que a reestruturação e ampliação do Cetran são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento do estado. “Mato Grosso do Sul está em plena expansão com novas indústrias e a Rota Bioceânica, o que exige uma atuação mais eficiente da segurança pública e de órgãos como o Cetran. Por isso, promovemos essa reestruturação, incluindo mais conselheiros e um vice-presidente, para melhorar a atuação do conselho, que hoje é referência nacional”, explicou Videira.
A cerimônia também contou com a presença do secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, do vice-presidente do Cetran, coronel Wagner Ferreira da Silva, e do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, João Paulo Pinheiro Bueno.
O papel do Cetran
Ligado diretamente à Sejusp, o Cetran é o órgão colegiado máximo, normativo, consultivo e coordenador do Sistema Estadual de Trânsito. Sua função é coordenar o sistema, revisar e julgar, em segunda instância, os recursos interpostos por condutores contra penalidades aplicadas pelos órgãos de trânsito do estado e dos municípios. Além disso, o Cetran assegura o cumprimento da legislação de trânsito estadual de forma articulada e integrada, visando garantir um trânsito seguro para todos, promovendo a valorização e preservação da vida.
Joelma Belchior – Comunicação Sejusp