Primeiro concurso de redação Delegado Teen premia estudantes das escolas públicas da Capital

Campo Grande (MS) – Como parte do programa Escola, Segura Família Forte, foi realizado o I Concurso de Redação “Delegado Teen”, que consiste em uma atividade preventiva e social da Polícia Civil, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de despertar nos estudantes da rede pública da Capital o interesse pelos temas relacionados à prevenção da violência, proporcionando mais tranquilidade e paz no ambiente escolar e social.

De acordo com o coordenador do programa Escola Segura, Família Forte, Valson Campo, ao todo 129 redações foram inscritas de 43 escolas (16 estaduais e 27 municipais), sendo selecionadas as três melhores por uma comissão julgadora na categoria do 6º ao 9º do ensino fundamental e na categoria do ensino médio. “Esse concurso é o resultado das palestras que a equipe da Polícia Civil realizou nas nossas escolas, abordando temas de extrema relevância para o dia a dia desses jovens, como o uso de substâncias psicoativas, dicas de segurança, violência doméstica, depredação do patrimônio público e formando de cidadãos”, destacou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, disse que esse programa Delegado Teen foi desenvolvido pelo delegado Ricardo Bernardinelli, e consiste em uma atividade preventiva e social da instituição. “É muito satisfatório poder acompanhar um projeto tão importante como o Escola Segura, Família Forte, que tem gerado resultados positivos”.

O concurso contou com a participação dos estudantes matriculados do 6º ao 9º ano e nível médio da rede pública de ensino de Campo Grande, onde o Programa Escola Segura, Família Forte atua com a Ronda Escolar, e que fazem parte do grupo de tratamento do Programa que está sendo avaliado pela Corporação Andina de Fomento (CAF). Os três primeiros colocados das duas categorias receberam 1º lugar (notebook) e terão um dia de delegado, o 2º lugar (smartfone) e o 3º lugar (bicicleta).

Vencedora da categoria Ensino Médio, a aluna do 2º ano da Escola Estadual Brasilina Ferraz Mantero, Bianca Cristina Ramos Gomes, disse que o prêmio foi uma grande conquista. “Nunca tinha ganhado nenhum concurso, parece que eu passei no vestibular. Agora a expectativa é acompanhar o trabalho de uma delegacia e conhecer de perto como funciona”, disse a estudante que sonha em cursar medicina.

Fotos: Edemir Rodrigues