Coordenadoria de Polícia Comunitária
Polícia Comunitária
   
Segurança
   
ACESSAR:
DOMÍNIO:
USUÁRIO:
SENHA:
 
Notícias  
 
Projeto Asas do Futuro promove gincana na região do Dom Antônio
15/02/2012 | Anderson Rezende Diniz
10ºBPM


    CampO projeto Asas do Futuro, que oferece aulas de dança, luta, música, futebol e informática para crianças e adolescentes da região do bairro Dom Antônio Barbosa, promove esta semana uma gincana de confraternização dos seus integrantes, que marca também o início das atividades do ano de 2012. Durante o evento serão feitas diversas competições, que buscam resgatar jogos populares, tais como cabo de guerra, dança das cadeiras, entre outros.

 

A gincana está sendo promovida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Evangélico (IDE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)  e será encerrada na manhã deste sábado, quando são esperadas em torno de 400 crianças que participarão de brincadeiras na cama-elástica, mesa de pebolim, ping-pong, etc. Haverá também uma apresentação musical do sexteto do IDE.

O Projeto

    Segundo a coordenadora do projeto, Jaqueline Teixeira da Silva, o objetivo principal do Asas do Futuro é o de tirar crianças e adolescentes do ócio, fazendo com que o desenvolvimento de atividades relacionadas ao esporte, à cultura, à educação e ao lazer não os deixem expostos aos “convites” da rua, principalmente para que não se desencaminhem no mundo das drogas, que é tido como a principal porta de entrada para a vida do crime.

    A coordenadora reforça que o trabalho da Polícia Militar na região é essencial para garantir o êxito do projeto e que os índices de criminalidade vêm caindo com o passar dos anos, graças ao trabalho conjunto realizado entre o Estado e as iniciativas da comunidade.

    O projeto, que é realizado pela Associação dos Amigos do Bairro Dom Antônio Barbosa, existe desde 1998 e de lá pra cá vem sendo aprimorado, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. O presidente da associação, Cristiano Lourenço da Silva, explicou que existe um amplo esforço de diversas pessoas para que o projeto se desenvolva, embora os recursos sempre sejam pequenos. Os professores trabalham quase como voluntários, recebendo o suficiente apenas para despesas como transporte, entretanto algumas parcerias vêm sendo firmadas, com iniciativas como o IDE, SENAC, empresas privadas, além de apoio político, permitindo a continuidade dos trabalhos.

    A expectativa é a de que em um futuro próximo seja possível pleitear os recursos diretamente junto a grandes empresas, instituições e ONGs, para tanto se faz necessário que se disponha de todos os documentos são exigidos nos trâmites, o que vem sendo providenciado.

     Entre as necessidades do projeto, estão os uniformes dos alunos, para os cursos de balé, capoeira, taekwondo, futebol, além de instrumentos musicais como violão e flauta. O problema que existia relacionado ao setor de informática foi resolvido nesta semana quando foram entregues 10 computadores novos, obtidos graças a um projeto de emenda da câmara dos deputados. Ainda esta semana deverá ser entregue um freezer, uma geladeira e um forno elétrico.

    Para participarem dos cursos as crianças e os adolescentes, que vão dos cinco aos 15 anos, precisam estar devidamente matriculados na escola e demonstrarem dedicação aos estudos por meio da conquista de boas notas. Até o momento estão inscritos 200 alunos, mas a expectativa é de que esse número se iguale ao do ano passado, quando havia 250 inscritos.

    Para o caso de empresas e instituições que queiram colaborar com a iniciativa, Jaqueline disponibiliza telefone de contato através do número 3385-5591. Existe também uma conta bancária do banco Bradesco, agência 1387-0, conta-corrente 35.924-6, para onde podem ser feitas doações para o Asas do Futuro.

 

 



 
Clique aqui para enviar esta matéria a alguém  Clique aqui para imprimir esta matéria
 
Mapa do Site
banner
banner
banner
Enquete
Você acredita na Filosofia de Polícia Comunitária e na prática do policiamento comunitário?
  Sim
  Não
 
banner
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul - Sejusp | Campo Grande - Parque dos Poderes - bloco VI | tel 67-3318-6800